domingo, 27 de fevereiro de 2011

ALERTA! CATCHUP: SACHÊ X BISNAGA DE PLÁSTICO

Você acaba de sair do trabalho e bateu aquela fome. Você se dirige a lanchonete mais próxima e pede um sanduba caprichado. Ao sentar-se na mesa, ele já está lá, esperando por você: o catchup. Até aí tudo bem, desde que ele esteja em sachês. Isto porque a Vigilância Sanitária não recomenda o uso de catchup/maionese/mostarda armazenados em tubos de plástico.


O grande problema está na contaminação por bactérias que podem provocar infecções leves a graves. Imaginem que um dos clientes da lanchonete em que você frequenta, vai ao banheiro e não lava as mãos. Logo em seguida ele manuseia o catchup que será utilizado por você. Ou então o funcionário que não higienizou a bisnaga antes de completá-la, deixando resíduos antigos que servem como alimentos para as bactérias. E ainda algumas pessoas que limpam o bico da bisnaga com os dedos. Ainda há relatos de que já foi encontrado saliva nas bisnagas. (Varcily Barroso, VISA-AM) .
ACREDITEM, ISSO É MUITO COMUM!

É por essas e outras que apresento 5 motivos para você NÃO CONSUMIR CATCHUP EM BISNAGAS DE PLÁSTICO:
  1. Risco de contaminação por funcionários que não se preocupam com higiene pessoal e dos utensílios, além da contaminação pelas pessoas que frequentam o local e por moscas e insetos.
  2. Acondionamento incorreto e produto exposto a temperatura ambiente. Esse produto deve ser refrigerado após o seu uso e o cliente pode exigir. No verão os riscos de contaminação aumentam.
  3. O desconhecimento da procedência do produto. Não se sabe se o tubo contém outras substâncias além do condimento.
  4. Acúmulo de resíduos de tempero que servem como alimentos para bactérias.
  5. Desconhecimento da validade do produto.
CONSEQUÊNCIAS
Os riscos variam desde um mal-estar até graves infecções intestinais. O local mais crítico é o bico do tubo, pois nele ficam impregnados resíduos que são a preferência das bactérias. O hábito do uso em bisnagas dificultam a disseminação das normas difundidas pela Vigilância Sanitária.

5 motivos para você CONSUMIR CATCHUP EM SACHÊS, que apesar de às vezes serem insuficientes para a nossa vontade, são mais seguros:
  1. São fabricados com padronização de higiene e segurança alimentar.
  2. São fechados e protegidos contra contaminações externas.
  3. Possuem validade e não exigem manipulação dos funcionários.
  4. São mais seguros e podem ficar expostos em temperatura ambiente por mais tempo, desde que fechados.
  5. Evita desperdícios.
Para as pessoas que acham uma chatice abrir os sachês, a novidade são os "abridores de sachês" já encontrados em grande parte dos estabelecimentos.
Agora que você já está informado, alerte os amigos e os familiares. E a partir de agora, catchup/maionese/mostarda SÓ EM SACHÊS!!

Victor Vasconcelos
Médico Veterinário
CRMV-AL: 00634

4 comentários:

  1. nossaaaaaaaaaa super interessante, nunca dei valor a isso e sou louca por catchup....agora ja sei como me cuidar. valeuu

    ResponderExcluir
  2. EU NÃO CONCORDO,EU SOU ESTUDANTE DE ENFERMAGEM DA UNIPAC-UBERLÂNDIA E TRABALHO EM LOJA DE CONVENIÊNCIA,CONHEÇO NA INTEGRA OS PERIGOS DOS SACHÊS, QUE SÂO TANTOS QUANTO A BISNAGA.OS SACHÊ PASSAM PELAS MÃOS DO FUNCIONÁRIO QUE REPÕE A MERCADORIA, GERALMENTE SEM LAVÁ-LAS,PASSA PELAS MÃOS DOS CLIENTE QUE NÃO CONSOMEM TODOS QUE ELES PRÓPIO PEGAM E OUTRO FUNCIONÁRIO RECOLHE E QUARDA NOVAMENTE, SENDO ESTE COLOCADO PELOS CLIENTES EM CIMA DE VÁRIAS SUPERFÍCIES CONTAMINDAS.
    QUANDO CONSUMIDO O PRODUTO ESCORRE EXTERNAMENTE PELA EMBALAGEM ANTES DE SER PASSADA NO ALIMENTO,CONTAMINANDO O PRODUTO E LEVANDO MICRORGANISMOS PARA O ORGANISMO.FAÇA O TESTE DE LABORATÓRIO ANVISA,RECOLHE AMOSTRAS EM VÁRIOS TIPOS DE AMBIENTES E LUGARES DISTINTOS APÓS VÁRIOS DIAS E FAÇA UMA PESQUISA.SE EU ESTIVER ERRADO ACEITO AS PROVAS GIGIO.KAWLEU@YAHOO.COM.BR.MANDE OS TESTES DE LABORATÓRIO PARA MIM COMPROVANDO QUE SE UMA PESSOA IR AO BANHEIRO PASSAS ÀS MÃO EM TUDO TOCAR EM UM SACHÊ DE CATCHUP E ESTE ESCORRER EM VOLTA DA EMBALAGEM, O QUE ACONTECE SEMPRE E MESMO ASSIM NÃO TIVER CONTAMINDO EU COLOCO EM UM OUTDOOR ESCRITO "USE SOMENTE SACHÊS".OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  3. Pzdos Srs
    Decisão inteligente e sábia é formalizar a legislação para o consumo de Ketchup, Maionese, Mostarda, dentre outros, como Pimenta, Azeite, Molhos diversos em "SACHES" de 7g, decisão inteligente, por todos os motivos brilhantemente apresentados no texto acima. Nós estamos fazendo a nossa parte, com muita propriedade, pois somos distribuidores de Alimentos, dentre eles "Saches" 7g, mantemos uma campanha acirrada de vendas e distribuição nos nichos especificos de consumo, junto aos Pasteleiros em Varejões e Feiras Livres de Sao Paulo. Estamos conquistando resultados considerados, clientes conceituados na arte de produzir pasteis, por sinal quem não gosta de comer um pastel nas feiras livres, atendemos as melhores bancas, Reis dos Pasteis em Sao Paulo por revistas especializadas. Estamos também trabalhando na concientização junto aos Bares, Padarias e Lanchonetes. Nosso país precisa melhorar o nivel de saude publica, além de diversos outros problemas da sociedade. De qualquer forma, estamos fazendo a nossa parte contribuindo com a mudança de habito dos Molhos, Ketchup, Mostarda e Maionese em SACHES.
    Faça seu pedido de Saches, qualquer quantidades.

    Anderson Sina.
    www.sinatrader.com.br
    Email: sina@sinatrader.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando tratamos sobre segurança alimentar é preciso pensar de todas as formas possíveis de contaminação. Temos que considerar principalmente a qualidade do produto em questão e sem dúvida alguma, a forma de embalagem e armazenamento que mais assegura segurança e qualidade. O sachê é mais seguro porque é de uso único, já vem da fábrica fechado e só entra em contato com o oxigênio na hora em que é aberto, ao contrário dos temperos que são colocados nas bisnagas. Agradeço pelos comentários.

    ResponderExcluir