sexta-feira, 4 de março de 2011

ESPECIAL CARNAVAL: CUIDADO COM LATAS DE CERVEJA E REFRIGERANTE!


Coliformes fecais encontrados nas latinhas de cerveja e refrigerantes!
Você pode se assustar com essas informações mas em estudos realizados em diferentes locais do país, foi encontrado coliformes fecais – isso mesmo, fezes – nas latas de bares, supermercados e camelôs.  Verificou-se que a maior contaminação foi obtida nas latinhas do comércio ambulante, mas as dos estabelecimentos também continham problemas, explica o coordenador do estudo, o microbiologista João Carlos de Oliveira Tórtora.
 
CAUSAS
A falta de higiene pessoal, más condições do gelo e água utilizados nas caixas de armazenamento e a falta de informação dos vendedores ambulantes constituem as principais causas desse tipo de contaminação.

CONSEQUÊNCIAS
Muitas vezes sentimos desconforto abdominal ou diarréia durante o período de festas e sempre associamos ao que comemos quando na verdade pode ter sido alguma contaminação oral pelas latinhas.

ALERTA
Um hábito muito comum pelos vendedores ambulantes é o uso de paninho para retirar o excesso de água das latinhas. Jamais, em hipótese alguma, permita que o vendedor faça isso, pois não se sabe a procedência desse pano. Onde ele passou? Como ele limpou? Isso só ajuda a aumentar os riscos de contaminação.
Como as bactérias são invisíveis a olho nu, o consumidor fica à mercê da sorte. Para diminuir os riscos de contaminação, a saída é prevenir. Por isso segue as dicas:

  1. Limpe a superfície com guardanapo (retirado da embalagem por você mesmo)
  2. Dê preferência sempre ao uso de canudos ou copos descartáveis.
  3. Você pode levar a sua própria garrafinha ou o seu copo.
  4. Jogar água na lata antes de pôr a boca não resolve o problema mas pode diminuir levemente os riscos de contaminação.
  5. Latas com protetor de alumínio ajudam a prevenir contaminação da boca da lata
Agora que você está por dentro, repasse as informações e divirta-se!

Victor Vasconcelos
Médico Veterinário
CRMV-AL: 00634

Nenhum comentário:

Postar um comentário